Desarticulada quadrilha interestadual

Uma quadrilha interestadual de assaltantes de bancos e carros-fortes foi desarticulada, ontem, na Grande Fortaleza, durante uma megaoperação que envolveu as polícias Civil e Militar e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O bando foi descoberto depois de roubar um malote da agência do Banco do Brasil de Aquiraz (32Km da Capital) contendo R$ 350 mil. O grupo atacou um carro-forte no momento em que este chegava ao banco. Houve tiroteio no local.



Conforme testemunhas do assalto, os criminosos chegaram ao local no momento em que o blindado da empresa de segurança Corpvs parou na porta do banco e os vigilantes desceram com o malote. Todos os criminosos estavam fortemente armados e usavam balaclavas (capuzes).

No momento do ataque, os seguranças reagiram, estabelecendo o confronto com os criminosos que, mesmo assim, fugiram levando o dinheiro do BB. Logo, um cerco policial foi montado com dezenas de viaturas do Ronda do Quarteirão, Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). No cerco aos criminosos, sob o comando do tenente-coronel Sidney Paiva, do 15ºBPM, a quadrilha fugiu utilizando três veículos, um Polo prata, um Golf preto e um Corsa verde. Logo em seguida, os carros foram abandonados.



Durante a operação, a Polícia descobriu que o bando havia montado seu esconderijo em uma casa de veraneio na Prainha, ainda em Aquiraz. Ali, as equipes da Coin e do Comando do Policiamento da Capital (CPC) e do Policiamento Metropolitano (CPM) apreenderam armas e efetuaram a prisão de dois dos membros do bando.

Os cearenses Wagner Luís Barbosa Cardoso, 20; e Francisco Fabiano Ferreira da Silva, 38, foram detidos. Com eles, a Polícia encontrou parte do arsenal da quadrilha e o malote com todo o dinheiro roubado. Entre as armas apreendidas, um fuzil americano modelo AR-15, de calibre 5.56; uma escopeta calibre 12, três pistolas de calibres 0.40, 9 milímetros e 380. Uma das pistolas pertence ao Exército Brasileiro e outra à Polícia Civil do Estado do Piauí (PI).

De acordo com o delegado Romério Moreira de Almeida, titular da DRF, a quadrilha é chefiada pelo assaltante Paulo Ivan Vieira Coutinho. Além dele, também fazem parte do bando os bandidos José Silvino Sales, Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´; Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia-Luz´; e Luciano Batista Viana, o ´Luciano Playboy´. A Polícia identificou, ainda, mais um criminoso como membro da quadrilha, conhecido por "Piauí´.

Conforme as investigações da DRF e da Coin, a quadrilha planejou o assalto ao carro-forte há uma semana. Na última quinta-feira (24), o grupo se reuniu na casa de veraneio, na Prainha, para montar a estratégia. Outra reunião ocorreu na noite de domingo para a distribuição das armas e a divisão de tarefas. Segundo Romério, a quadrilha tinha montado um segundo esconderijo, uma casa próximo à Rodoviária, no Centro de Aquiraz. Os dois bandidos presos foram autuados em flagrante pela delegada Sandra Veras, da DRF.

Também foi apreendida uma vasta quantidade de munição, além dos veículos roubados utilizados na ação.

Identificados

A Coin, junto com a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) trabalhou nas horas seguintes ao ataque em Aquiraz e conseguiu, ainda na noite passada, identificar todos os demais integrantes do grupo criminoso. Todos são considerados de altíssima periculosidade e já foram presos antes por roubos a bancos e blindados.

Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, possui uma longa ficha criminal no Ceará (foragido) Fotos: Divulgação



















José Silvino Vieira Sales, também é componente do grupo que atacou o blindado da Corpvs ontem (foragido)
















Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia-Luz´ é considerado de altíssima periculosidade (foragido)


















Luciano Batista Viana, o ´Luciano Playboy´, tido como um dos mais violentos do grupo (foragido)


















Paulo Ivan Vieira Coutinho, o ´Paulo Ivan´, seria o chefe da quadrilha, conforme a Polícia (foragido)



















Francisco Fabiano Ferreira da Silva tentou fugir do cerco, mas acabou sendo localizado na Prainha (preso)














Wagner Luís Barbosa Cardoso revelou na DRF todo o planejamento feito pela quadrilha para o assalto (preso)

 
















FERNANDO RIBEIRO/FERNANDO BARBOSA 
EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER

Fonte, DN


Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.