Lixão a céu aberto
![]() |
Imagem Ilustrativa |
A maioria dos municípios do Brasil possui áreas comprometidas por causa dessa prática. Sem nenhum controle sanitário ou ambiental o lixo acarreta graves problemas de saúde pública, relacionados com a proliferação de vetores de doenças.
Segundo o Laboratório de Engª Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) de Minas Gerais, a má gestão destes resíduos é responsável por 65% das doenças no Brasil.
O lixo que é retirado pelos caminhões coletores da porta de nossas casas vai para algum lugar. Muitas vezes esse lugar é impróprio, isto é, o lixo é jogado numa porção de terreno, sem nenhuma preparação para evitar os danos que ele pode causar. Esses locais chamam-se depósitos clandestinos de lixo ou lixões.
Depósitos clandestinos - são aqueles locais onde um determinado cidadão ou empresa começa a jogar seu lixo. Pronto! Em poucos dias o monturo vai-se avolumando e muitos começam a jogar seus dejetos lá. Esses depósitos representam uma grave ameaça à saúde pública, devem ser combatidos e denunciados.
Se você tem conhecimento de algum depósito clandestino de lixo, denuncie-o ao órgão responsável pelo controle ambiental em seu estado ou município. Infelizmente esta dica não resulta em nada quando a própria prefeitura é a maior vilã. neste caso somente uma ação publica poderia trazer algum beneficio, lute, lute por sua saúde e a de seus entes queridos.
Lixões - Os lixões também são depósitos de lixo, sem nenhum tratamento, com a diferença de que são institucionalizados, isto é, autorizados pelas Prefeituras, é por isso que ainda temos tantos lixões. No Brasil esse problema é gravíssimo, pois cerca de 80% dos municípios deposita seu lixo em lixões. Esses depósitos causam poluição do solo, das águas que bebemos e do ar, pois as queimas espontâneas são constantes.
Muita gente pensa que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano. A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em volta, ou até mais, já que as águas e o ar movimentam-se.
O lixão traz ainda mais um problema: atraem a população mais carente e desempregada, que passa a se alimentar dos restos encontrados no lixo e a sobreviver dos materiais que podem ser vendidos. Esse tipo de degradação humana não pode mais ser permitida , e somente a erradicação total dos lixões vai solucionar essa situação.
DICA VERDE: Verifique para onde o lixo de seu município está sendo levado. Se for um lixão, não aceite, reclame das autoridades da prefeitura outra solução, pois todos os habitantes da cidade estão tendo sua qualidade de vida e saúde afetadas por essa situação. Caso a sua cidade esteja fazendo a seleta correta de lixo, colabore, somente com o apoio de cada cidadão e sua fiscalização, conseguiremos vencer esta guerra que é de todos.
FONTE Ache Tudo e Região o portal de todos Brasileiros.
Do Blog, Reriutaba viveu ontem dia 26/07/2011, um dos piores dias, no que diz respeito a ``POLUIÇÃO DO AR``. No periodo de 20h às 23h, a cidade ficou coberta por uma camada de fumaça vinda do lixeirão, causando mal estar e muita tosse e dificuldades em se respirar.
Entramos em contato com o dono da empresa responsavel pela limpeza da cidade, Sr. Aristoteles Linhares que foi enfático ao dizer, que nenhum funcionário é autorizado nem por ele e muito menos pelo gestor a tocar fogo em nenhum material que é colocado no lixeirão.
O mesmo ainda esclareceu que ja esta na fase final de conclusão o muro que esta sendo feito para que nenhum animal adentre ao lixão para se alimentar com restos de comidas e outros residuos que possam ser consumidos por animais que ali adentravam.
Também tentamos entrar em contato com a secretaria do meio ambiente, a Sr. Gislanne, para sabermos a sua opinião, mas o seu telefone estava na caixa de mensagens.
Segundo um morador da região próxima ao lixeirão, é comum um Sr. que faz a coleta de lixo reciclável, tocar fogo no lixeirão, para ficar melhor dele fazer o seu trabalho.
Fica a nossa preocupação e o registro, para que atitudes dessa maneira não volte a acontecer, pois toda a polpulação é vitima, em especial os moradores mais próximos daquela região da cidade.
Também esperamos que não demore muito uma solução para o lixeirão de nossa cidade, que esta crescendo e que não dar mais pra continuar no mesmo local que hora se encontra.
Existe um projeto, que se encontra em estudo, que é a criação dos consórcios entre varias cidades, para a construção de um único lixão que beneficiária as mesmas. Como por exemplo, Reriutaba, Varjota, Pires Ferreira, Ipu e Cariré.
Nenhum comentário
Comente Esta Noticia