Motorromaria para Canindé
Motociclistas partem todo ano de Fortaleza para a terra franciscana no Ceará. A Basílica é um dos principais pontos de concentração
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
A 25ª Motorromaria de Fortaleza até o Município de Canindé, considerada uma das mais expressivas manifestações de fé franciscana, acontecerá neste domingo (18). A expectativa dos organizadores é a participação de 60 mil motos desde 50 cilindradas até 2.300cc. Os pagadores de promessas e também devotos de São Francisco sairão as 7h30 da Avenida Mister Hull, na Capital, e irão percorrer 126 quilômetros a 50 quilômetros por hora.
Este ano, o evento sobre duas rodas, que reúne fé, devoção e aventura, terá apoio logístico de seis ambulâncias a cada 20 quilômetros do percurso, três caminhões mecânicos, um ônibus, um helicóptero, Corpo de Bombeiros, Samu, além de oito motocicletas de batedores da Polícia Rodoviária Federal.
Além dos motorromeiros que sairão de Fortaleza, se reúnem à manifestação, durante os percursos em Caucaia e Maranguape, outros grupos de participantes. Na chegada da cidade, onde fica o maior santuário franciscano das Américas, é feito um buzinaço em louvor a São Francisco das Chagas. "A chegada era sempre no pátio da Basílica, mas devido ao grande número de pessoas, resolvemos ir para a Praça dos Romeiros. Ali seremos abençoados pelo pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos", explica o coordenador da romaria, Edson Peixoto Maia.
O titular da 2ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Alexandre Prado, disse que a BR-020 terá mão única durante o trajeto. Já em solo canindeense, os motorromeiros receberão o apoio da Guarda Municipal, que irá utilizar 20 homens e o Grupo de Socorro de Urgência (GSU). De acordo com o secretário de Segurança Pública do Município, coronel Carlos Alberto Loiola, o comboio seguirá pela Avenida São Francisco, Tabelião Facundo, Avenida Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros, no Bairro do Monte.
O comandante do 4 Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Erick Onofre e Silva, diz que policiais motorizados serão colocados nas quatro saídas da cidade para evitar roubos de motos durante a permanência dos visitantes.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Canindé, Plínio Gomes, disse que a orientação é para que não faltem alimentação e nem água para os participantes. O prefeito do Município, Cláudio Pessoa, entregará a chave da cidade aos motoqueiros, numa demonstração de agradecimento pela visita à terra santa.
Fonte: DN
Nenhum comentário
Comente Esta Noticia