Semana do Bebê discute cuidados com as crianças

É consenso que o nascimento de uma criança muda toda a rotina de uma família. Para ajudar não só as mães e pais de primeira viagem, mas a sociedade na missão nobre de cuidar da primeira infância, acontece em Fortaleza, até hoje, a I Semana Estadual do Bebê.
A iniciativa da Rede Estadual da Primeira Infância (Repi-CE), por meio do Instituto da Infância (Ifan), Unicef e da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), traz no slogan a sua intenção: "Proteger e Cuidar do Bebê é Obrigação de Todos Nós".
Segundo dados de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Ceará, existe 1,39 milhão de crianças de zero a nove anos. De acordo com a especialista em programas do Unicef, Tati Andrade, medidas simples, como amamentar e fazer um bom pré-natal, podem mudar o futuro de uma geração.
"Quem não mama tem comprovadamente mais riscos de desenvolver diabetes e doença cardiovascular na idade adulta. Já o pré-natal é importante para prevenir deficiências, como a cegueira, comum nos casos em que a grávida tem rubéola. Infecção urinária na mãe também pode ocasionar parto prematuro", afirma.
Ela também explica que a rejeição durante a gravidez e nos primeiros meses de vida também podem gerar problemas psicológicos sérios. "Mulheres que não desejam ser mães geralmente negligenciam a criança, e isso pode gerar uma série de frustrações nesse indivíduo, especialmente na adolescência, quem sabe até levando-o a consumir drogas ou a ter comportamento violento", disse.
Outro ponto importante, para a especialista em programas do Unicef, é a paternidade, que muitas vezes não é exercida. "A figura paterna é muito importante no sentido de impor limites. E isso deve ser feito cedo, para que não gere problemas na adolescência. Há uma relação direta entre a falta de limites e a criminalidade", aponta.
Segundo Tati Andrade, o Ceará foi o primeiro a implantar a Semana Estadual dedicada ao bebê e é o pioneiro a implantar a Repi. "Nos inspiramos no modelo da que acontece há 12 anos na cidade de Canela (RS)", disse. Hoje, Dia Estadual da Primeira Infância, será feito um balanço da Semana, com um debate na Assembleia Legislativa, acerca da paternidade e maternidade responsável na adolescência, encerrando a semana, que começou no dia 21.
Responsabilidade
1,39 milhão de crianças entre zero a nove anos vivem no Ceará, de acordo com o IBGE. Amamentação e pré-natal podem mudar o futuro de uma geração, segundo o Unicef.
KELLY GARCIA
REPÓRTER

Fonte DN

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.