Atletas reclamam da audiência da Record no Pan; rede acusa Globo de piratear imagens.


Detentora dos direitos exclusivos de transmissão no Brasil dos Jogos Panamericanos de Guadalajara, a Record acusa a Globo de piratear imagens da competição.
Nos últimos sábado (15) e domingo (16), o "Jornal Nacional" e o "Fantástico" exibiram imagens do evento sem a logomarca da Record, o que chamou atenção da rede de Edir Macedo.
A emissora diz que, seguindo regras internacionais, enviou a vários canais um termo disponibilizando dois minutos diários do Pan.
SBT, Rede TV!, TV Cultura, TV Brasil, TV Gazeta, Bandsports, Bandnews, ESPN e Esporte Interativo assinaram o documento, solicitando as imagens. Sportv e Band não responderam o convite. Já a Globo retornou dizendo que não tinha interesse. Mesmo assim, teria exibido o material.
Procurada, a Globo afirmou que usou alguns segundos de imagens da agência de notícias APTN, de quem é cliente. Citou ainda um exemplo: no amistoso entre Brasil e México, no último dia 26, a Record, que não tinha os direitos, exibiu imagens da CNN, em um procedimento parecido.
De acordo com a coluna Outro Canal, acontece que o "Fantástico" exibiu trechos do Pan dando crédito a OTI (Organización de Telecomunicaciones Iberoamericanas), que, segundo a Record, não tem nada a ver com a competição.
Segundo a Globo, a APTN pediu desculpas pelo erro. “Este assunto, para nós, está encerrado”, disse a emissora.
Já na tarde de ontem, a Globo enviou ao UOL Esporte cópias de documentos que indicariam ter seguido as recomendações da agência de notícias. “Agimos dentro da legalidade”, finalizou a emissora carioca.
A Record segue firme e apontou que a utilização dessas imagens sem o consentimento da detentora dos direitos abre um precedente perigoso nas transmissões de TV no país e que tomará providências contra a Globo.
Em tempo
Além dessa briga pelas imagens, a Record se vê pressionada por atletas e patrocinadores por atingir uma audiência mais baixa que a Globo nas transmissões.
Segundo o colunista do UOL, Maurício Stycer, todos precisam aparecer para valorizar suas marcas. Comparando com a Globo, a exposição de atletas na Record é menor.
Sem se identificar, esportistas já reclamam da situação. “A gente fala com o patrocinador e eles dizem que sem a Globo é complicado. A gente fala com a Record para fazerem matéria com a gente e eles dizem que não tem recursos...”, disse um atleta presente em Guadalajara.
O superintendente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Marcus Vinícius Freire, deu sua opinão sobre o fato: “Não considero prejudicial (a exclusividade da Record). Faz parte do mercado ter mais players no negócio. Depois, temos de procurar os caminhos. Em todo pra oblema, você arruma uma oportunidade”.
Fonte, Portal UOL

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.