Gestores do Ceará são orientados pelo MinC para o trabalho de implementação e criação do SMC que se convergirá no SNC


 Políticas Públicas Culturais na pauta de gestores e técnicos da cultura do Ceará
Avançar no campo da cultura no sentido de apropriação como bem público. Um avanço que está representado na construção compartilhada de espaços que legitimam a participação popular na elaboração das políticas públicas por meio dos Sistemas Culturais. Esse é uma dos desafios que se fez presente na fala da Secretária Adjunta da Cultura, Maninha Morais, na abertura do minicurso sobre Implantação e Criação do SMC.
Sensibilizada com este cenário de desenvolvimento da seara cultural e a integração dos três poderes públicos e sociedade civil, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará em parceria com o MinC, por meio da Secretaria de Articulação Institucional (SAI), representada por Marcelo Velloso, e da Representação Regional Nordeste (RRNE) por Jorge Garcia, solicitou a capacitação direcionada para criação e implementação do Sistema Municipal de Cultura, com o objetivo de orientar os municípios na estruturação dos seus Sistemas Culturais.
Minc realiza minicurso sobre Sistemas Culturais
O encontro de técnicos e gestores culturais inscritos no minicurso do Minc teve início com o convite da Coordenadora de Sistemas da Secult, Wládia Medeiros, para participarem de uma dinâmica de grupo, com a finalidade de aproximar e estabelecer trocas entre os participantes. "Um elo que começa a ser criado que vai além dos desafios da implementação, reestruturação e elaboração de elementos para a consolidação do Sistema Municipal de Cultura", destacou Wladia.
No período da manhã, a aproximação articulada entre estado e município, que visa a completa integração dos sistemas municipais, estadual e federal, por meio do Sistema Nacional de Cultura, foi  apresentado por  Marcelo Velloso (Minc), onde os conceitos de sustentabilidade na dimensão da cultura sob os eixos econômico, cidadã e simbólica, foram propostos e debatidos com os participantes.
A pauta dos elementos e mecanismos do SMC seguiu com Jorge Garcia (MinC Nordeste), com a distribuição do Guia de Orientações para Municípios: Perguntas e Respostas/  Minc -  buscando sanar as dúvidas a respeito do SMC e a sua instrumentalização para o seu funcionamento pleno e efetivação do SMC, o material encontra-se disponibilizado no site da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(www.secult.ce.gov.br) e do Minc(www.cultura.gov.br)
A esfera das discussões abarcam o Sistema Municipal de Cultura, elementos que o compõem  as formas de financiamento público federal na área da cultura, por meio da Lei Rouanet, incluindo um dos mecanismos de apoio à cultura, que é o Fundo Nacional de Cultura (FNC), sendo pautas pertinentes de discussão na dinâmica de perguntas e respostas entre público e integrantes do Minc.
O Secretário da Cultura de Jucás, José Helder, comenta que “temos um longo caminho pela frente e desejamos que toda a informação oferecida neste diálogo possa sair do papel se consolidar e gerar a integração ao Sistema Nacional de Cultura”.


O Secretario da Cultura de Reriutaba, Chiquinho Carnaúba participou da capacitação e pelo que viu serão muitas as dificuldades que todos os Municipios encontrarão para se adquarem ao Sistema Nacional de Cultura.
Jorge Garcia e Chiquinho Carnaúba
 Reriutaba é uma das Cidades que neste processo caminha a passos largos, pois ja desmenbrou e criou a Secretaria da Cultura,  ja criou o Conselho Municipal da Cultura e ja promoveu a Primeira Conferencia Municipal, acões que muitos Municipios ainda não fizeram.
Ainda para este ano, o Municipio deverá fazer a Segunda Conferencia Municipal da Cultura.
Texto: Maria Júlia Vieira, Ascom RRNE/MinC
Assessoria de Comunicação - Secult
Adptação de Texto, Chiquinho Carnaúba

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.