Ceará confirma 19 casos da gripe suína em 10 dias

A Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou oficialmente na tarde desta segunda-feira, em entrevista coletiva, a confirmação de 19 casos da gripe suína no Estado, em um período de 10 dias. Os casos estão concentrados na região do Sertão Central, com 17 registros em Pedra Branca, um em Quixadá e o outro em Boa Viagem.
Ao todo haviam sido notificados 736 casos suspeitos da doença e 19 foram confirmados. O primeiro registro confirmado aconteceu em uma escola de ensino profissionalizante localizada em Pedra Branca, no dia 25 de novembro, após análise no Laboratório Central do Estado (Lacen). As primeiras notificações de casos suspeitos haviam acontecido em 18 de novembro.
De acordo com a Sesa, os pacientes com sintomas respiratórios - tosse, coriza, falta de ar - estão sendo tratados com o antiviral Tamiflu para evitar agravamento da  doença.
 Novos casos Segundo a Sesa, até o momento não existe nenhum caso sendo analisado. O único caso que foi notificado com suspeita da gripe suína em Quixeramobim foi descartado pelo
Lacen. Os exames confirmaram gripe comum. Já em Acopiara, onde também havia um único caso notificado, também foi descartado. 
Prevenção
 • Lavar as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz).

• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

• Usar lenço de papel descartável.

• Proteger com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar.

• Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até 5 cinco dias após o início dos sintomas).

• Evitar aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados). É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois

estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.

• Restrição do ambiente de trabalho para evitar disseminação.

• Hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física.
Fonte, DN

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.