SERTÃO CENTRAL Luz para Todos na zona rural

Clique para Ampliar

Os postes foram levados para o alto da serra por um helicóptero, na primeira ação em que veículos desse tipo foram usados, no Ceará, em obras de eletrificação
ANTÔNIO CARLOS ALVES
35 residências de Choró serão beneficiadas pelo projeto, que tem como meta universalizar a energia elétrica no País As comunidades de Cafundó e Escondido, no Município de Choró, terão, pela primeira vez, energia em suas casas na noite de Natal. Para que isso fosse possível, já que é difícil o acesso até a linha da serra, onde vivem as famílias, a Companhia Energética do Ceará (Coelce) levou os postes da rede de distribuição no helicóptero PT-HNY - modelo Esquilo, com capacidade para transportar até 2.100 quilos. Só assim foi possível realizar um sonho de mais de 80 anos na região.
Ao todo, 46 postes feitos de fibra e 19 transformadores que levarão energia para 35 casas chegaram ao seu destino final, graças ao esforço concentrado de mais de 30 pessoas. Foram investidos cerca de R$ 800 mil na ação, que faz parte do programa "Luz para Todos", do Governo Federal.
O responsável pela execução do projeto, Eugênio Batista, da BS Construções, disse que muitas empresas, ao visitarem o local, desistiram da obra. "Estamos concluindo um dos trabalhos mais complicados da história da Coelce", afirmou Eugênio. Ele informou que serão sorteadas duas geladeiras, uma televisão e cestas básicas na inauguração, prevista para o próximo dia 20. Foram mobilizados 30 funcionários da empresa para a executar o trabalho.
"Começamos os trabalhos no dia 16 de outubro deste ano. Todo material - cabo, medidor, material de ferragem, lâmpadas - foram levados em burros", destacou Batista.
Ação Inédita: O coordenador do "Luz para Todos" no Ceará, Luiz Jara, destacou que esta é a primeira vez que a Coelce realiza uma operação dessa natureza para levar eletrificação rural a uma comunidade cearense. "Vamos fazer um Natal iluminado para essa gente, que passou todo esse tempo no mais puro esquecimento´´.
Para o diretor da Coelce em Sobral, Queiroz Magalhães, a chegada desse benefício representa um marco na história da empresa. "Nesta segunda-feira estarei em São Paulo para receber pela terceira vez o PNQ (Prêmio Nacional de Qualidade), considerado o maior prêmio para a Coelce, porque faz parte do reconhecimento da sociedade´´, comemora Magalhães.
Metas: O Programa Luz para Todos que tem o desafio de acabar com a exclusão elétrica no País, é coordenado pelo Ministério das Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado no Ceará, pela Coelce.
Iniciado em 2004, já beneficiou 166.289 famílias cearenses. Até agora, os contratos assinados no Estado totalizam R$ 1 bilhão. Hoje, o projeto está na fase final, com uma média mensal de 1.280 residências ligadas à rede elétrica. A meta é realizar 15.000 ligações neste ano. De janeiro a outubro, já foram realizadas 12.611 ligações.
Atualmente, o "Luz para Todos" está com 84 turmas em obras de construção, espalhadas por 153 dos 184 Municípios cearenses.
Luz Solidária: Outro benefício para os habitantes de Cafundó e Escondido chegará através de um projeto da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com a Coelce - "Luz Solidária". O programa está voltado para a criação da galinha caipira.
O professor Artur Henrique e as assistentes sociais Suyanne Menezes e Rozana de Sousa já visitaram alguns dos moradores da região e deverão acompanhar a implantação do projeto até a criação das aves.
Antônio Carlos AlvesColaborador
Fonte, DN

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.