Cearenses prestam última homenagem a Chico Anysio
Visivelmente emocionada, a esposa de Chico, Malga di Paula,
disse que, mesmo sendo um momento muito difícil, ela trouxe o Chico
Anysio de volta para o Ceará.
Rodrigo Carvalho
A manhã desta quinta-feira (12) foi marcada por muita emoção para os cearenses e, principalemente, para os conterrâneos de Chico Anysio do município de Maranguape. Parte das cinzas do humorista chegaram ao Ceará, conforme seu desejo, para serem jogadas na Serra de Maranguape, cidade natal de Chico.
As homenagens inciaram no Teatro Chico Anysio no bairro Benfica, em Fortaleza. A esposa do humorista, Malga di Paula, chegou acompanhada pelo Governador do Estado do Ceará Cid Gomes, o filho adotivo de Chico, André Lucas e o deputado Ciro Gomes. Muitos humoristas e autoridades estavam presentes para prestar a última homenagem a Chico.
Malga, visivelmente abalada, cantou a música Soleado, do cantor Moacir Franco. Emocionada, em alguns momentos, Malga tocava na foto de Chico e encerrou a homenagem com um beijo na imagem do humorista. "Prometi ao Chico que estaria com ele em todos os momentos. Por isso, estou aqui, para devolver o Chico à vocês", disse.
O governador do Ceará, disse que Chico era um gênio da raça cearense. "Ele representa a criatividade, inteligência, perseverância e espírito de luta. Em meio a tantas dificuldades, ele (Chico) sempre preservou o bom humor", fala Cid.
A urna com as cinzas do humorista ficou durante toda a cerimônia em cima da mesa do palco do teatro. "A urna é a mais simples possível. Era assim que Chico queria", fala Malga.
Cortejo
O diretor do teatro Chico Anysio, Jader Soares, iniciou a cerimônia e revelou aos presentes uma irmã de Chico, ainda desconhecida, Ângela Oliveira. Em seguida, Malga, visivelmente emocionada, falou que hoje era o pior dia de sua vida. "Eu não queria trazer o Chico pra cá dessa maneira. Mas, prometi à ele que estaria ao seu lado até o fim. É por isso que, mesmo sendo difícil, estou aqui para devolver o Chico à vocês", fala a esposa.
Após as homenagens, o cortejo seguiu para a cidade natal do humorista. Na entrada de Maranguape, o carro do governador do Estado parou, onde Malga, André, Ciro e Cid Gomes foram para o carro dos Bombeiros, levando a urna com as cinzas do humoristas para que a população pudesse também prestar suas homenagens.
Muitas moradores aguardavam fora de suas residências ou trabalho, pelo cortejo de Chico. Palmas, beijos e palavras de carinho marcaram a passagem do carro dos Bombeiros nas ruas de Maranguape, até a chegada no estádio Moraizão.
Cinzas
No estádio Moraizão, a esposa de Chico pediu para todos cantarem os parabéns ao humorista, já que, na data de hoje, ele completaria 81 anos de vida. Em seguida, Sirano, da dupla Sirano & Sirino, cantou a oração de São Francisco para homenagear Chico, que era devoto do Santo. "Maranguape não perdeu, mas ganhou com a dedicação de Chico. Ele é nosso maior orgulho. Assim como Pelé é para o futebol, Luiz Gonzaga para o forró, Chico é para humor", diz Sirano.
Malga, André e Cid Gomes foram os únicos a entrar no helicóptero com a cinzas de Chico. No alto da Serra de Maranguape, as cinzas foram jogadas, realizando o último desejo de Chico Anysio.
Dia do humorista
O dia 12 de abril é comemorado pelos cearenses, como o "Dia do Humorista". O deputado Federal, Raimundo Gomes de Matos, criou o projeto de Lei de nº 3540, que prevê instituir o Dia Nacional do Humor, na mesma data do aniversário de Chico Anysio (12 de abril). "Hoje já é um dia consagrado no Ceará como o dia do humorista, mas queremos que essa data seja comemorada em todo o Brasil", disse o governador do Ceará.
Fonte, DN
Nenhum comentário
Comente Esta Noticia