Hospital do Crato, no interior do Ceará, corre risco de ser fechado.


O hospital Manoel de Abreu, no Crato, interior do Ceará, corre risco de fechar, de acordo com a direção da unidade hospitalar. A diretora do hospital, Fabíola Alencar, solicitou ao Ministério da Saúde um aumento na permissão para internamento hospitalar (AIH), o que aumentaria a verba repassada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ao hospital e manteria a unidade.
Segundo a diretora, o hospital recebe mensalmente do SUS R$ 75 mil. A diretoria diz ter dificuldades para o hospital com esse valor. Por conta das dificuldades, as cirurgias ficaram restritas a atendimentos particulares. A maternidade e a enfermaria foram fechadas.
"A cirurgia está suspensa por causa de um gerador que não temos condições de tê-lo. Basicamente temos hoje clínica médica nos vários consultórios, onde temos ortopedistas, clínico geral, obstetra", explica a Fabíola Alencar.
A possibilidade do fechamento foi tema de debate na Câmara Municipal do Crato nesta quarta-feira (30). Os vereadores afirmaram que vão reforçar o pedido de aumento do repasse do SUS ao hospital Manoel de Abreu.
O prédio do hospital é alugado e tem espaço para 100 leitos e atualmente tem 43, sendo 23 destinados a mulheres. Uma das possibilidades discutidas na Câmara é a compra do prédio para doar ao hospital, o que reduziria os custos de manutenção em R$ 2.500 mensalmente, equivalente o valor do aluguel.
Fonte, G1 CE
 

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.