Ibiapaba Um destino de descobertas

Repleto de atrações, o lugar é uma excelente pedida para a alta estação turística no interior cearense
O passeio no bondinho de Ubajara é um dos principais atrativos no destino serrano cearense. O passeio propicia visão privilegiada do lugar FOTO: TUNO VIEIRA
A pluralidade de atrativos e de encantos desperta o interesse do turista em conhecer novos destinos e é a experiência que ele tem durante sua estadia no local escolhido que faz a viagem se consolidar como experiência inesquecível e prazerosa. Na Serra da Ibiapaba, região que compreende os municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá e Ubajara, a diversidade de opções seduz os viajantes.
É nesta região que encontramos paisagens com belezas esculpidas pela natureza espalhadas entre grutas, paredões, mirantes, trilhas e cachoeiras, escorrendo águas cristalinas em forma de véu de noiva dentro e fora de áreas de conservação ambiental. Com uma altitude média de 500 metros, a região possui a atmosfera característica de um ambiente serrano tipicamente nordestino, onde a natureza se confunde, harmoniosamente, com as manifestações culturais e com as expressões de seu povo.
O visitante da Ibiapaba é convidado a interagir com o cenário de pluralidade e diversidade, onde uma Viçosa de becos irregulares, casarios seculares e igrejas de portas estreitas se abre ao doce sabor dos licores, petas e a uma musicalidade no alto do céu, com mel, chorinho e cachaça serrana pé de tonel. Em Ubajara, no Parque Nacional de Ubajara, do topo do bondinho é possível ver as pequenas cidades sertanejas no pé da serra e uma misteriosa gruta cercada de montanhas de verde esmeralda. À medida do caminhar, entre engenhos de cana de açúcar, a presença de um Brasil Colonial e casas de farinha, exalam cheiros de beiju, mel, batida e rapadura.
No passeio pela Serra da Ibiapaba, o turista confere o Complexo da Igreja do Céu, em Viçosa; as Sete Quedas, em Tianguá; e ainda pratica voo livre se for adepto de passeios repletos de aventura com a visão de belos cenários fotos: Alex Costa / divulgação
Num passeio turístico, um descanso é sempre bem vindo. Tianguá oferece aos seus visitantes uma rede de hospedagem com boa infraestrutura e uma gastronomia bem diversa ao paladar e à satisfação de todos. O exótico também faz parte da atração turística. A iguaria Tanajura, manjar dos deuses nativos, pode ser degustada na cidade.
Aos mais dispostos, um turismo de aventura vai bem, através da prática de rapel, voo livre, escaladas, trilhas, arborismo etc. A criatividade do artesão no croá, na palha da bananeira, na renda, na pedra sabão ou nas confecções com peças decorativas ou utilitárias, produzidas nas comunidades rurais do semiárido, são atrações de grande valor sociocultural.
Tecer redes de relações com prazer e harmonia, segurança e conforto, onde cultura, arte e natureza se completam, acobertado de um clima aprazível entre parques naturais e serras são os diferenciais da região, que dispõe aos amantes do turismo diversificado uma inesquecível viagem no tempo e no espaço desse oásis encravado num cantinho do Nordeste brasileiro.

Parque Nacional  Um dos destinos mais encantadores do Ceará oferece ao turista um encontro com a natureza. Ubajara é conhecida por seu Parque Nacional, criado em 1959 e situada a 847 metros acima do nível do mar, com temperatura variando entre 18°C e 25°C. Nele são encontrados atrativos naturais, como piscinas, cachoeiras e trilhas em belos cenários.
Em 2002, o espaço deixou de ser o menor parque do País, passando de 563 para 6.299 hectares. Passeios por trilhas e banhos nas cachoeiras proporcionam o contato direto dos visitantes com a natureza. Destaque para a Gruta de Ubajara, acessível em tranquilo passeio de bondinho (são 450 metros de descida) ou por caminhadas em trilhas.
  Fonte, DN

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.