Poços jorrantes desperdiçam água há mais de 35 anos


É em meio a um cenário seco, ríspido, onde milhares de pessoas passam necessidades com a falta de água que se concentra uma das maiores belezas do estado: os poços jorrantes de Cristino Castro e Alvorada do Gurgueia.

E a beleza seria maior se não fosse o contraste que faz tanta água, desperdiçada, com a escassez do líquido na região.

A reportagem do 180graus esteve na cidade de Alvorada do Gurgueia mais precisamente no poço Violeta, uma das grandes atrações do município, que atrai vários turistas ao local.

Nos momentos de maior pressão da água, ele chega a jorrar até 60 metros de altura.
O poço fica numa propriedade privada. O proprietário, aproveita a beleza natural para faturar. Cobra a entrada na piscina, que foi feita usando a água do poço e oferece almoço e lanche em um restaurante.

Ao longo dos anos, os poços jorrantes já foram alvos de muitas denúncias e cobranças junto ao governo do estado, mas ainda não foi feito nenhum projeto para a utilização da água.

Os moradores da região afirmam que com um pouco de estrutura do governo, daria para fazer muitas coisas, como por exemplo, o cultivo de legumes e frutas, por meio de hortas. Para eles, é mais que chegada a hora da execução de um projeto que viabilize a utilização da água que jorra dos poços.

Em toda a região do Gurgueia são 400 poços, que há mais de 35 anos jorram água todos os dias sem parar. Alguns até têm controle de vazão, mas a maioria não tem, derramam água sem nenhum aproveitamento econômico.

As fotos abaixo, mostram a riqueza de água que é desperdiçada, que vai embora sem que seja aproveitada.
Fonte: 189graus, Via DiassisLira

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.