Ministro da Justiça elogia lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico

Na manhã desta sexta-feira (7), o Palácio da Abolição sediou o lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico, ação intersetorial na área de segurança pública inserida no âmbito do Plano de Governo “Sete Cearás”. O projeto tem o papel fundamental na “internalização” do planejamento participativo e no fortalecimento da cultura de integração das áreas de governo. É uma estratégia concreta para melhorar os processos de tomadas de decisão, manter o foco na agenda construída publicamente e atingir os resultados programados sem desperdício de recursos.

“Esse é o movimento que une todos cearenses, envolvendo diversas instituições públicas, privadas e da sociedade civil organizada. Queremos fazer um Estado pacífico, não só pelos números da segurança pública, mas com ações de desenvolvimento social nas mais diferentes áreas do Estado. São ações na saúde, emprego e renda, cultura, educação, políticas sobre drogas, assistência social, entre outros. Trata-se de um grande projeto para que possa fazer do Ceará um território de paz”, disse o governador Camilo Santana durante o lançamento.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, elogiou o pioneirismo do Estado em uma ação desse tipo. “Essa parceria do Governo Federal com o Ceará já rendeu muitos frutos, mas nada se compara com o que vivemos hoje. Um pacto para combater a violência é necessário em todo o País, mas um entendimento, como no Ceará, permitiu que o Estado fosse o primeiro a lançar essa proposta. Entre as premissas, a de que a segurança pública envolve os direitos do cidadão, e, em segundo, a integração. Aqui está junto quem quer combater a violência, trazer a cultura de paz. O Brasil tem números alarmantes. O que fazer? Continuar apontando a culpa uns para os outros? É hora de buscarmos convergência, um pacto em defesa da sociedade para que possamos ter ações focadas e eficientes. Temos uma missão e temos que estar à altura do que o País nos impõe. E o Ceará hoje dá um exemplo. Vamos seguir o exemplo do Ceará e juntos venceremos. Eu tenho certeza que a segurança pública do Ceará vai enfrentar o crime organizado e à violência com mais eficiência, melhores métodos e bons resultados”, disse.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, também destacou a importância do trabalho conjunto em busca de um interesse em comum dos cearenses. “Há pouco tempo, o governador fez uma grande mobilização pelo hub da TAM. Hoje, estamos com outro tema importante, de interesse de todos, que custa caro, que é a paz. Muitas vezes quando falamos de violência nos vem à cabeça o aparelho repressor. Mas pensar que a segurança se limita a isso é um erro. E uma decisão foi mobilizar todos os poderes, iniciativa privada, prefeituras. É uma tarefa que temos que fazer de mãos dadas. Já definimos cinco territórios com ações efetivas, com creches, escolas, esporte, policiamento. São compromissos orçamentários, integrando esforços, dinheiro, visão estratégica. Estou ansioso para começar logo no Vicente Pinzon para depois dar continuidade nas outras quatro áreas”, disse.

Fonte, CearaAgora

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.