Ministro da Fazenda quer idade mínima de 65 anos para aposentadoria

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a defender a idade mínima de 65 anos para os brasileiros se aposentarem. A idade, para homens e mulheres, segundo Meireles, é “aparentemente” a norma que deve ser adotada no Brasil.

As regras atuais garantem, para as mulheres, a aposentadoria com 60 anos de idade e, para os homens, 65 anos. O ministro, em entrevista ao Jornal do SBT, na noite dessa quarta-feira, também questionou o conceito de direito adquirido e defendeu que a reforma inclua os trabalhadores atuais que ainda não contribuíram por 35 anos.

Questionado por um jornalista da emissora se as regras seriam iguais para homens e mulheres, Meirelles disse que o governo estuda a questão e citou exemplos do exterior. “Isso aí nós estamos estudando ainda. A maior parte dos países está caminhando para isso.”

Henrique Meireles afirmou que não há nada definido e que as discussões apenas começaram. O grupo de trabalho formado por representantes do Governo Federal e algumas centrais sindicais realizaram, nessa quarta-feira, a primeira reunião para discutir as mudanças nas normas para aposentadoria.

Um dos pontos da discussão é a idade mínima. Hoje, os brasileiros podem se aposentar quando completam 60 anos de idade e 30 anos de contribuição, no caso da mulher, e 65 anos de idade e 35 anos de contribuição, no caso dos homens. Há, também, outra regra: a fórmula 85/95, por exemplo, soma idade e tempo de contribuição. A reforma proporia criar uma idade mínima também para as outras modalidades.

O Ministério da Fazenda se baseia em outros países que mantém, entre as regras para aposentadoria, a idade mínima. Meireles disse que em países com perspectiva de vida mais longa, a idade mínima para aposentadoria chega a ser de 67 anos.  “Mas 65 anos normalmente é a norma para a qual estão caminhando a maioria dos países. Aparentemente é a norma para o Brasil, também”. Ele frisou que é o que ele pensa, mas não há definições ainda.


Fonte, CearaAgora

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.