A urgência na fiscalização de campanhas antecipadas

Os atos que vêm ocorrendo neste período de pré-campanha em municípios do interior do Estado dão uma pequena amostra do que está por vir na disputa eleitoral deste ano, atípica por conta da pandemia do coronavírus.

Os vídeos inundam as redes sociais e chegam a todo instante a esta coluna com atos irregulares que indicam campanha eleitoral antecipada, outros crimes eleitorais e também descumprimento das medidas sanitárias adotadas por prefeituras e pelo Governo do Estado para evitar uma propagação ainda maior do vírus.

Fiscalização
A insistência de alguns gestores e de seus grupos políticos, inconsequentes diga-se de passagem, vai merecer das autoridades de fiscalização uma mobilização para tentar coibir os atos.
Estão em andamento verdadeiros absurdos que podem desequilibrar o jogo eleitoral e, ainda pior, expor a população ao coronavírus que tem deixado um rastro de estragos na Saúde, na Economia e um abismo social ainda maior.
É fundamental vigilância e punição aos que se fingem de desentendidos para antecipar suas campanhas aos governos municipais.
Desconforto
Parlamentares pedetistas, muitos dos quais não falam abertamente, foram pegos de surpresa com o anúncio feito pelo comando da legenda em Fortaleza e no Estado na semana passada a respeito do anúncio dos cinco nomes que vão disputar a indicação do partido para concorrer à sucessão municipal.

No mesmo dia, em entrevista a este Jornal, o vereador Adail Júnior reclamou em público, mas aquela opinião, que parecia ser algo isolado, tem ressonância em outros setores do partido.

Debate interno
O PDT, por sinal, inicia hoje a série de debates entre os pré-candidatos para discutir assuntos ligados ao Município. A vice-governadora Izolda Cela deve mediar o debate. Internamente, o momento é de conversa de bastidores a respeito das expectativas sobre quem será indicado. Ferruccio Feitosa, José Sarto, Idilvan Alencar, Salmito Filho e Samuel Dias já contam com alguns apoiadores na disputa.

Apoios
O deputado federal Capitão Wagner, pré-candidato a prefeito pelo Pros, segue arregimentando apoios partidários. No sábado, deve anunciar a adesão de PTC e DC. Do ponto de vista de tempo de TV e recursos, as duas legendas representam pouco. Há articulações em curso com partidos maiores, mas estas ainda não se concretizaram, por enquanto.

Fonte, DN

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.