Combate à desertificação depende do controle dos impactos da ação humana

 


A cidade de Irauçuba, a 154 km de Fortaleza, compõe a área de mais avançado processo de desertificação do Brasil. O g1 viajou a um núcleo de desertificação severa e mostrou como agricultores enfrentam uma condição natural adversa, que foi agravada pela ação humana.

Quando falamos de "desertificação", é porque os danos causados no solo, pela falta de chuvas e pela ação humana, já são quase irreversíveis. Então combater esse processo não é fácil.

Mas algumas iniciativas em Irauçuba tentam reverter os impactos da desertificação. Ações entre a prefeitura e Governo do Estado. Uma delas é a implementação das barragens em riachos da região e a instalação dos cordões de pedra possibilitaram a recuperação do solo e trouxeram uma nova vegetação. 

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), para conter a expansão da desertificação na caatinga, é preciso controlar os impactos da ação humana e manter algumas áreas preservadas, em pequenos territórios protegidos ou mesmo em Unidades de Conservação (UCs).

O Ministério do Meio Ambiente explica que isso também demanda um grande esforço de conscientização da população local, para que compreenda as consequências do desmatamento da caatinga.

Uma das principais atividades econômicas no sertão brasileiro, a criação de caprinos e ovinos soltos na caatinga precisa ser conciliada com a conservação do ambiente natural.

Formas de evitar a desertificação no semiárido

População de Irauçuba aprende e desenvolve técnicas para manter o solo vivo

Cordões de pedras

  • Nivelamento das terras em "degraus", com mureta de pedras para conter deslizamentos

Cercas

  • Áreas preservadas ficam isoladas do acesso de animais criados soltos. Crcas podem ser de madeira ou arame.

Plantas nativas

  • Sementes são espalhadas nas áreas protegidas. Plantas espinhosas, como cactos e a macambira, protegem outras mais vulneráveis. Plantas altas oferecem sombra.

Pássaros

  • Ao misturar sementes com comida para aves, estimula-se a difusão de plantas nativas da caatinga.

Aguados

  • A construção de lagos artificiais profundas oferece fonte de água para plantas e animais ao longo do ano.

 

Causas da desertificação em Irauçuba:

A desertificação afeta atualmente 30 milhões de pessoas em oito estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais, conforme o Ministério do Meio Ambiente (MMA). Mas o processo é ainda mais intenso e acelerado, segundo o Ministério, em Cabrobó, Irauçuba, Seridó e Gilbués.

LEIA MAIS:

A degradação do solo, a redução da cobertura vegetal, a diminuição da disponibilidade de água e o aumento da erosão são características dessas áreas.

  • É uma das cidades com menor volume de chuva no Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico. Mas a desertificação é causada também por ação humana;
  • Há cerca de 60 anos, plantações de algodão intensificaram o desgaste do solo; na década de 1970, o desmatamento e as queimadas foram práticas predominantes na região.
  • As queimadas anuais degradaram a terra; a monocultura (plantação das mesmas sementes todos os anos) absorveu os mesmos nutrientes, exaurindo o solo;
  • Quando chove, o fluxo de água remove uma camada de terra fundamental para desenvolvimento agrícola.Desertificação atinge parte o território do nordeste. — Foto: Governo de Alagoas via BBCDesertificação atinge parte o território do nordeste. — Foto: Governo de Alagoas via BBC 
  • Fonte, G1 Ceará

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.