55 dos mais de 200 celulares achados em carro após PM rastrear iPhone foram furtados ou roubados, diz polícia
Cerca de 55 dos mais de 200 celulares encontrados no carro apreendido no prédio de uma guarda municipal no Bairro Parquelândia, em Fortaleza, são frutos de roubos e furtos ocorridos na capital e no interior do Ceará, conforme informado pela Secretaria da Segurança nesta terça-feira (11).
O veículo que continha os celulares foi rebocado no dia 24 de junho, após um policial militar rastrear o seu aparelho celular, modelo iPhone, que havia perdido no dia 15 de junho. Com o rastreio do aparelho, o PM chegou até o veículo, aberto pelos agentes no último sábado (8), em cumprimento a um mandado de busca e apreensão. Na ocasião, além dos celulares, foram encontrados outros eletrônicos e uma quantia em dinheiro.
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informa que o 27º Distrito Policial da Polícia Civil do Estado do Ceará já catalogou cerca de 55 aparelhos celulares que foram identificados a partir de cruzamentos de informações com boletins de ocorrência, referentes a roubos e furtos ocorridos no interior do Estado e na capital".
Ainda segundo a SSPDS, a triagem segue com o cruzamento de informações para identificar a origem dos demais aparelhos que ainda não foram catalogados.
Resumo do caso:
- Um policial militar perdeu o aparelho celular, modelo iPhone, em 15 de junho
- Ele rastreou o aparelho e chegou à residência de uma guarda municipal, um condomínio no Bairro Parquelândia, em Fortaleza, em 24 de junho
- O policial entrou no condomínio e viu o aparelho dele em um veículo estacionado, onde estavam também várias outras caixas de celulares, que ele considerou um "material suspeito"
- A dona do veículo se recusou a abrir o carro, alegando que havia perdido a chave
- O veículo foi guinchado e levado a uma delegacia, onde se encontra recolhido e ainda fechado, com celulares no interior.
O delegado titular o 27º Distrito Policial, Anchieta Fernandes, ressaltou que as vítimas que tiveram celulares furtados ou roubados aguardem o contato da Polícia Civil para restituir os aparelhos.
"Informo para a população que neste momento não compareça a delegacia para fins de restituição, que espere a devida triagem, a devida catalogação dos aparelhos e assim que todos eles forem individualizados, todos eles forem cruzados com os boletins de ocorrência, a Polícia Civil se encarregará de entrar em contato com as vítimas para que compareçam a delegacia para fins de restituição", falou o delegado Anchieta Fernandes.
Filha de procurador federal
Policial rastreia celular perdido e encontra aparelho em apartamento de guarda municipal
O carro com os celulares roubados estava na vaga de garagem de uma guarda municipal, que é filha de um procurador federal da República. Ao ser abordada pelos agentes no dia que o policial militar rastreou o aparelho dele, a mulher deu um nome falso e informou que o carro pertencia ao marido dela.
A equipe solicitou que a guarda abrisse o veículo ou chamasse o companheiro dela para fazer isso, mas a agente se recusou, alegando que não havia encontrado a chave do carro e o automóvel foi rebocado. (veja no vídeo acima)
No dia do ocorrido, ela acionou advogados e entrou em contato com o pai procurador para tentar impedir a ação da polícia, segundo testemunhas.
De acordo com um policial ouvido pelo g1, o suspeito, companheiro da guarda municipal, possuía um aparelho para clonar iCloud, sistema de armazenamento de arquivos de aparelhos modelo iPhone.
Suspeito não compareceu à delegaciaCarro que estava em apartamento de guarda municipal é rebocado após ela recusar abrir o veículo para verificar se um celular perdido por um policial estava dentro do veículo. — Foto: Reprodução
Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado no 10º Distrito Policial (DP). O marido da guarda municipal foi notificado para comparecer à delegacia e apresentar esclarecimentos sobre o fato, mas ele não apareceu.
Ainda conforme a corporação, por conta disso, foi instaurado um inquérito para que as circunstâncias sejam investigadas e as medidas legais cabíveis ao fato sejam adotadas no âmbito da Polícia Judiciária.
A guarda municipal dona da vaga de garagem onde o carro com o celular do PM estava é servidora da Prefeitura de Itaitinga, mas desde maio de 2022 foi cedida para a Prefeitura de Caucaia, como consta no Diário Oficial de Itaitinga.
Fonte, G1 Ceará
Nenhum comentário
Comente Esta Noticia