Confira dicas para as provas do Enem 2011


Cerca de 5,3 milhões de estudantes de todo o Brasil vão fazer, neste sábado (22) e domingo (23), as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O exame é utilizado como forma de acesso às universidades públicas, ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.
Para ajudar os candidatos antes, durante e depois da prova, o Jangadeiro Online preparou algumas dicas.
Horário das provas
Fique atento! As provas do Enem começam às 13 horas no horário de Brasília, que segue o horário de verão. Portanto, em Fortaleza e nos outros municípios cearenses o exame começa às 12 horas (meio dia). Os portões de acesso abrem uma hora antes – às 11 horas da manhã.
No sábado (22), os candidatos terão 4h30min para realizar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no domingo (23), as provas serão de Linguagens e Códigos, Redação e Matemática, com duração de 5h30min.
Locais das provas
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, recomenda ao candidato olhar com antecedência, no site do instituto, o endereço do local de prova para o qual foi designado. A dica é chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
Mudanças de local
Candidatos de Fortaleza e de São Gonçalo do Amarante devem ter atenção redobrada. O Inep anunciou, nesta quarta-feira (19), mudanças de alguns locais de prova. O motivo, segundo a nota enviada, é por as escolas não oferecerem condições favoráveis à realização do exame.
De acordo com o Inep, os candidatos que foram afetados pela mudança de local estão sendo comunicados por telefone e mensagens de texto desde a última sexta-feira (14). A consulta aos novos locais de provas também pode ser feita no site do Inep.
Documentos necessários
Para realizar a prova do Enem, de acordo com as regras estabelecidas pelo Inep, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Se o candidato tiver perdido o documento, deve apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) com data de, no máximo, 90 dias anterior.
Veja quais os documentos aceitos pelo Inep:
- Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
- Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com foto.
Materiais permitidos
De acordo com o regulamento do Enem, o único material que o candidato pode levar para a prova é caneta esferográfica de tinta preta, que seja fabricada em material transparente. O uso de caneta de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.
Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira terão de ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e guardada em baixo da carteira. Caso o candidato insista em usar esses materiais, ele poderá ser eliminado do exame.
Atenção com o caderno de provas!
Antes de iniciar o exame, o candidato deve verificar se o caderno de provas contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas dele. Além disso, o participante deve marcar a opção correspondente à cor da capa do caderno e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa do caderno de questões.
Dicas para a Redação
A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.
Para não zerar a redação, o candidato não pode escrever menos que 8 linhas. Caso contrário, será considerado erro de “Texto Insuficiente”. Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões também são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.
Prova de língua estrangeira
O candidato deve ficar atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que escolheu no momento da inscrição. O Inep lembra que não é permitido trocar a opção feita na inscrição no momento da prova.
Resultados
Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Ou seja, até no máximo quarta-feira (26).
Quanto aos resultados individuais, os participantes poderão acessá-los a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.
Caso candidato ainda tenha alguma dúvida sobre as provas pode ligar para o número 0800.616161.
 Enem 2011: Confira dicas para a prova de Redação
 
Neste fim de semana, cerca de 300 mil estudantes cearenses vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das outras provas de Português, Matemática, Química e outras matérias, os candidatos também serão avaliados com a Redação, cuja prova ocorre no domingo (23).
Para ter sucesso na prova, o estudante tem de saber administrar muito bem o tempo, para que sobre espaço para redigir um bom texto. O tipo de redação cobrada no exame é um texto dissertativo- argumentativo de no mínio 8 linhas e no máximo 30 linhas.
Confira a seguir algumas dicas do professor Marcelo Braga em entrevista à Jangadeiro FM:
Áudio 1
Áudio 2
Níveis de avaliação
De acordo com o Inep, a redação do Enem possui cinco níveis de avaliação. O primeiro mede a desenvoltura do candidato com a norma culta da língua. Por isso, a dica para o estudante é não deixar de revisar as regras gramaticais.
O segundo nível de avaliação é a capacidade de entender a proposta da redação e estruturar o texto dissertativo. Neste quesito, avalia-se a originalidade do candidato. Por isso, as dicas são: fugir de frases prontas e do senso comum e investir em título, introdução e conclusão que despertem a atenção do examinador.
A terceira competência avaliada é a linha de raciocínio e argumentação, ou seja, a capacidade de convencimento do candidato. Nesse ponto, é essencial selecionar fatos, opiniões e argumentos pertinentes para defender as ideias.
A quarta competência, por sua vez, cobra articulação e coesão. Finalmente, na competência 5, o candidato terá de mostrar ser capaz de elaborar propostas de solução para a problemática abordada. Além disso, o participante deve escrever o texto em letra legível.


Redação Jangadeiro Online, com informações do Inep

Nenhum comentário

Comente Esta Noticia

Tecnologia do Blogger.